Cortiça

cortiça

É um material de origem vegetal da casca dos sobreiros, leve e com grande poder isolante. A razão pela qual a cortiça possui estas características é a sua composição rica em suberina, uma substância lipídica (gordurosa) que se acumula na parede celular. A presença desta substância numa primeira fase impede a entrada de agentes patogênicos e de qualquer substâncias tóxica na célula e numa fase posterior a passagem de nutrientes para a célula, causando a sua morte.


Extração

A primeira extração da cortiça ocorre, normalmente, quando a árvore atinge entre 25 a 30 anos, sendo que a extração ocorre nos meses de Junho a Agosto. Essa cortiça, por vezes com espessura considerável, recebe o nome de virgem e distingue-se substancialmente da cortiça de reprodução extraída nos períodos seguintes: é designada por secundeira na segunda tiragem e por amadia nas tiragens ou extrações subsequentes. A cortiça amadia é a de melhor qualidade, sendo por isso a mais valorizada, e a única que pode ser utilizada para o fabrico de rolhas. A partir desta fase, a cortiça é extraída a cada nove anos.

sobreiro

Utilização

rolhas

Atualmente, a cortiça é uma matéria-prima nobre cuja utilização se estende a variadas utilizações como os revestimentos de solos, os isolamentos térmico e acústico, na fabricação de instrumentos musicais, em artigos de decoração, nos componentes para calçados e para o setor industrial de diversos segmentos automóvel, bebidas, construção, alvenaria, decoração, entre outros.

naturais

Rolhas Naturais

   As rolhas de cortiça natural são fabricadas por brocagem a partir de uma peça única de cortiça. Existem em forma cilíndrica ou cónica e em várias dimensões.


Ficha Técnica
Multipeça

Rolhas Multipeça

   As rolhas naturais multipeça são fabricadas a partir de duas ou mais metades de cortiça natural coladas entre si através de uma cola certificada para estar em contacto com alimentos.

Ficha Técnica
Colmatadas

Rolhas Colmatadas

   As rolhas colmatadas são rolhas de cortiça natural com os poros (lenticelas) preenchidos exclusivamente com pó de cortiça resultante da retificação das rolhas naturais.


Ficha Técnica
champagne

Rolhas de Champagne

   Como o nome sugere, são rolhas especialmente concebidas para vedar champanhe, vinhos espumantes ou vinhos espumosos (gaseificados) e sidra.



Ficha Técnica
aglomeradas

Rolhas Técnicas

   As rolhas técnicas foram concebidas para engarrafar vinhos destinados a ser consumidos, em geral, num prazo de 2 a 3 anos. São constituídas por um corpo de cortiça aglomerada muito denso com discos de cortiça natural.

Ficha Técnica
rolhas

Rolhas Micro Granuladas

  As rolhas micro granuladas são rolhas da nova geração com um corpo de cortiça aglomerada de granolometria específica. Estes grânulos são colados entre si através de um adesivo aprovado para contacto alimentar.

Ficha Técnica
rolhas

Rolhas Aglomeradas

   Rolhas inteiramente fabricadas a partir de granulados de cortiça proveniente de subprodutos resultantes da produção de rolhas naturais. Podem ser fabricadas por moldagem individual ou por extrusão.



Ficha Técnica
bartops

Rolhas Capsuladas (Bartops)

   É uma rolha de cortiça cujo topo é colocado uma cápsula, de madeira, PVC, porcelana, metal, vidro ou outros materiais. É geralmente utilizada em vinhos licorosos/generosos ou em bebidas espirituosas que quando saem para o mercado estão prontos a serem consumidos.

Ficha Técnica